Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Novo Rumo

Novo Rumo

29
Ago09

Mea culpa

Filipe Abrantes

Na verdade, compreendo que os políticos defendam o rendimento mínimo. Também eles o recebem, apenas variando o valor recebido.

29
Ago09

Para aldrabão, aldrabão e meio

Filipe Abrantes

O PSD veio agora falar em "suspender o TGV, para o reavaliar depois" e rever alguns detalhes, como confessou Paulo Mota Pinto há dias em entrevista. Ora, sabe-se que a ideia que o PSD tem vindo a fazer passar é que "é contra o TGV", ponto. É o estilo Sócrates, o estilo do "Objectivo 150 mil empregos", que muita gente enganou em 2005.

 

Está visto que a Política de Verdade do PSD é uma grande aldrabice.

29
Ago09

Tanta preocupação até enjoa

Filipe Abrantes

Um dos argumentos preferidos do estatismo para justificar a existência do estado social é que sem ele haveria o caos, a desordem, os pobres sairiam à rua, seria em suma o apocalipse como apresentado no último livro da Bíblia.

 

O que subjaz a esta ideia é a preocupação dos estatistas com os interessados da ordem e da paz sociais: os ricos e os proprietários remediados.

 

Mas se a preocupação é genuina, a ideia do estado social é um pouco contraproducente. Em primeiro lugar, os pobres andam a aperceber-se que "os ricos estão cada vez mais ricos" e que "há cada vez mais pobres". Missão falhada, o sentimento de revolta nos pobres não diminui, aumenta. Em segundo lugar, a economia de um país é sujeita a crises cíclicas. Ora, na ocorrência de uma grande crise, a paz social não poderá ser garantida pelas forças da ordem governamentais - o mais certo até é estas juntarem-se á revolta, como aconteceu na nossa revolução. Missão falhada, novamente.

 

A preocupação apresentada pelo estatismo é: se os "ricos" não contribuirem para a sociedade, arriscam-se a serem roubados. Esta ideia esquece-se que os "ricos" já contribuem (mesmo que forçadamente) com impostos, e que em rigor sempre contribuiram. Mas se assim é, e se a inquietação com a preservação patrimonial dos ricos e remediados é verdadeira, deixemos os tais "ricos" equiparem-se de armas, protegerem-se com seguranças privados armados ou deixemo-los formar milícias.

 

Saquea-los com a justificação de os querer proteger é: 1. contraproducente, 2. hipócrita.

29
Ago09

O que seria de nós sem eles?

Filipe Abrantes

Os políticos, dizem-me, servem para nos representar, para "fazer obra", para elaborar novas leis ou ainda para nos proteger.

 

Mas, sendo que raramente se vê um político acabar a sua carreira política a meio (digamos, com uma idade entre os 40 ou 50), é de duvidar que a motivação que move a classe seja o interesse público. Não me parece que seja. Se assim fosse, após meia dúzia de anos, iam embora, retornando ao anterior emprego com o acrescido sentido do dever cumprido.

 

Ora, como Madres Teresas há poucas (gente que dedica de forma inexplicável a vida toda a causas que considera justas), pode-se concluir que os políticos exercem a sua actividade para fins próprios (enriquecimento pessoal, protagonismo com finalidades diversas, sede de poder, nepotismo, etc). Como os fins apresentados contradizem os fins reais, podemos facilmente ver que os nossos políticos não servem para nada.

 

O que seria de nós sem eles?

 

Estaríamos melhor, disso não tenho dúvidas.

29
Ago09

O bom senso da direitinha

Filipe Abrantes

Paulo Portas, honra lhe seja feita, é o único político a falar do rendimento social de inserção (antigo rendimento mínimo garantido - nome, aliás mais honesto). Mas depois, certamente para não chocar e não perder mais uns votos, tem o cuidado de se indignar: ele não é contra o rendimento mínimo, mas sim contra o "abuso" na sua atribuição. Longe dele querer tirar o mesmo a quem "mais precisa" ou "está comprovadamente à procura de emprego". Deve-se dar o dinheirinho com "bom senso" e "critérios".

 

Apoiar estes ou aqueles com dinheiro alheio é fácil, faze-lo com o próprio dinheiro custa mais. Mas como é o parvo do contribuinte a pagar, está tudo bem para os políticos. Vão jogando numa do dá mais aqui ou menos ali, mantendo tudo na mesma.

 

Com uma direita assim, não precisamos de esquerda.

 

E assim vamos, felizes e contentes.

05
Ago09

Há muitos rumos

Filipe Abrantes

Outro facto que ressai do episódio das listas do PSD é o desrespeito da direcção de Manuela Ferreira Leite pelas estruturas locais. Este fenómeno caracteriza-se por, basicamente, mandar-se para cabeça de lista do distrito X um reputado militante lisboeta que nada tem a ver com a terra que irá representar. Os mais informados dirão que os deputados são “deputados da nação”. Mas enquanto não existir um círculo nacional, teremos este conflito de interesse: um deputado eleito por Faro, ou bem que põe Faro acima de qualquer interesse, ou bem que é um deputado escolhido pelo rei para governar (neste caso, representar) a colónia longínqua. Não por acaso, as elites dos partidos que temos não querem saber dos círculos uninominais: tudo o que retire poder à casta dominante é de evitar a todo o custo. É da natureza, quem tem poder não o quer perder.

 

Por isso mesmo, é tempo que as elites das respectivas regiões acordem e tomem o seu destino em mãos. Isso implica que, a norte como a sul ou nas ilhas, as elites locais pensem na criação de partidos regionalistas. E de preferência com gente desprendida face ao poder, empresários instalados e com influência, personalidades carismáticas com poder de atracção ou gente da cultura com peso. Os políticos locais e regionais (tirando Alberto João Jardim) apesar de se curvarem regularmente perante “Lisboa”, poderiam trazer os apoios do antigo partido para o novo movimento regionalista. Com uma Liga do Norte (encabeçado por um Belmiro ou um Pinto da Costa) ou um Partido da Madeira (chefiado pelo populista – no bom sentido – Alberto João Jardim), este abuso de poder das manuelas acabava.

05
Ago09

A renovação no PSD

Filipe Abrantes

Tem-se visto a algazarra que provocou a (não-)renovação dos candidatos a deputado pelo PSD. Não há caras novas, sangue novo, uma "nova energia" e gente dos blogues nem vê-los. Mas se tudo isto é verdade, não deixa de ser um pouco irrelevante. Interessante seria que estas caras novas tivessem ideias diferentes das dos velhos deputados. Ora, não têm. Na realidade, esta “renovação” só peca por não produzir efeitos de cosmética, por não revitalizar o arsenal criativo dos media, bem como o de twitteiros sarcásticos, do Inimigo Público e de blogueiros mais antigos e fartos há muito das mesmas caras. Com ou sem renovação, o PSD irá manter-se como é: social-democrata, imobilista, conservador, corporativista.

03
Ago09

Mais uma cavadela

Filipe Abrantes

Desde já quero saudar os meus parceiros de blogue. E que tudo corra bem.

 

Não tenho qualquer esperança de que venha a governar um partido que defenda ideias liberais em Portugal. Aceitei participar neste blogue porque entendo que os liberais têm a responsabilidade de demonstrar a imoralidade do actual sistema, num país onde as pessoas são educadas para o socialismo e o estado-mama. Os partidos que temos, além de não terem interesse em faze-lo, não têm gente intelectualmente livre e desprendida, vivem do estado e percebem (bem) que sem a demagogia socialista não conseguem votos. Apesar de ter preferido para o blogue um nome diferente (“blogue do contribuinte” ou “geração futura”, por exemplo), o escolhido não deixa de agradar: é de um Novo Rumo que os portugueses precisam, uma nova forma de ver a política.

 

Este novo rumo, a meu ver, implica perder as ilusões na reforma do estado. Pelo menos de alto para baixo (de governo para sociedade), isso não irá acontecer. Não conheço uma democracia que esteja numa tendência liberalizante, com o estado a diminuir. As democracias, e principalmente a nossa, tendem para o populismo e para a instalação do parasitismo (nas reformas, na saúde ou na economia cada vez mais intervencionada à custa da livre empresa). Esperar que o povão vote em partidos que proponham o desmantelamento da educação nacional, do SNS, ou da segurança social é vão, jamais tal acontecerá.

 

É certo que vê-se por aí muito descontentamento com “os partidos” e “os políticos”. Mas tirando indignações por “eles não fazerem nada” (isto é, não “darem” mais apoios nisto e naquilo) ou por serem “uma cambada de corruptos” e aldrabões, vejo poucos a apontar onde é preciso: a inutilidade dos políticos, a mentalidade da teta que constantemente promovem, a imoralidade socialista que todos os partidos defendem (o cds não é excepção), a necessidade de uma economia forte e livre e o fim do parasitismo.

 

Votar útil poderá ter a sua razoabilidade, mas tem um custo enorme: a manutenção do regime como está. Nenhum partido quer reformar o estado.

 

Por isso, o caminho passa por apelar aos grupos parasitados, como os contribuintes (líquidos) ou em geral as gerações mais novas (que no futuro vão ter que pagar as dívidas agora criadas e que pagam as reformas de idosos que não contribuíram) para que se mobilizem. A presente social-democracia em que vivem não é eterna e terá de ser feito algo quando ela entrar em colapso. Quando não houver dinheiro para pagar o estado-mama, são estes grupos sociais que tratarão de si, sem partidos e sem ideologias da treta.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

A arte da fuga
A barbearia do senhor luís
A cagarra
A casa de sarto
A casa dos comuns
A caveira vesga
A caverna obscura
A civilização do espectáculo
A destreza das dúvidas
A educação do meu umbigo
A grande alface
A janela do ocaso
A natureza do mal
A origem das espécies
A outra varinha mágica
A revolta das palavras
a ritinha
A terceira noite
A textura do texto
A voz do povo
A voz nacional
A voz portalegrense
As escolhas do beijokense
As penas do flamingo
Abrigo de pastora
Abrupto
Às duas por três
Activismo de sofá
Admirável mundo novo
Adufe
Água leve
Água lisa
Alcabrozes
Alianças
Aliança nacional
Alinhavos
Almocreve das petas
Apdeites v2
Arcadia
Arde lua
Arrastão
Aspirina b
Atuleirus
Avatares de um desejo

Bar do moe, nº 133
Blasfémias
Bem haja
Berra-boi
Bic laranja
Bicho carpinteiro
Binoculista
Bissapa
Blogo social português
Blogotinha
Blogs e política
Blogue de direita
Blogue da sedes
Blue lounge
Boca de incêndio
Boina frígia
Braga blog
Branco no branco
Busturenga

Cabalas
Caixa de petri
Caixa de pregos
Câmara corporativa
Campos da várzea
Canhoto
Cão com pulgas
Carreira da í­ndia
Causa liberal
Causa nossa
Centenário da república
Centurião
Certas divergencias
Chá preto
Charquinho
Cibertúlia
cinco dias
Classe polí­tica
Clube das repúblicas mortas
Clube dos pensadores
Cobrador da persia
Combustões
Confidências
Congeminações
Contingências
Controversa maresia
Corta-fitas
Criativemo-nos
Crónicas d'escárnio e mal dizer

Da condição humana
Da literatura
Da rússia
Dar à tramela
Dass
De vexa atentamente
Der terrorist
Delito de opinião
Desconcertante
Desesperada esperança
Do portugal profundo
Dois dedos de prosa e poesia
Dolo eventual
Duas cidades
Duas ou três coisas
2 rosas

Eclético
É curioso
e-konoklasta
Em 2711
Elba everywhere
Em directo
Encapuzado extrovertido
Entre as brumas da memória
Enzima
Ephemera
Esmaltes e jóias
Esquissos
Estrago da nação
Estudos sobre o comunismo
Espumadamente
Eternas saudades do futuro

Faccioso
Falta de tempo
Filtragens
Fôguetabraze
Foram-se os anéis
Fumaças

Gajo dos abraços
Galo verde
Gazeta da restavração
Geometria do abismo
Geração de 80
Geração de 60
Geração rasca
Gonio
Governo sombra

Há normal?!
Herdeiro de aécio?!
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
Homem ao mar

In concreto
Ideal social
Ideias soltas
Ilha da madeira
Ilusão
Império lusitano
Impressões de um boticário de província
Insinuações
Inspector x
Intimista

Jacarandá
Janelar
Jantar das quartas
Jornal dos media
José antónio barreiros
José maria martins
Jose vacondeus
Judaic kehillah of portugal - or ahayim
Jugular
Julgamento público

Kontrastes

La force des choses
Ladrões de bicicletas
Largo da memória
Latitude 40
Liblog
Lisbon photos
Lobi do chá
Loja de ideias
Lusitana antiga liberdade
Lusofin

Ma-schamba
Macroscópio
Mais actual
Maquiavel & j.b.
Margem esquerda
Margens de erro
Mar salgado
Mas certamente que sim!
Mau tempo no canil
Memória virtual
Memórias para o futuro
Metafísica do esquecimento
Meu rumo
Miguel teixeira
Miniscente
Minoria ruidosa
Minudencias
Miss pearls
Moengas
Movimento douro litoral
Mundo disparatado
Mundus cultus
My guide to your galaxy

Não há pachorra
Não não e não
Nem tanto ao mar
Nocturno
Nortadas
Notícias da aldeia
Nova floresta
Nova frente
Num lugar à direita
Nunca mais

O afilhado
O amor nos tempos da blogosfera
O andarilho
O anónimo
O bico de gás
O cachimbo de magritte
O condomínio privado
O contradito
O diplomata
O duro das lamentações
O escafandro
O espelho mágico
O estado do tempo
O eu politico
O insubmisso
O insurgente
O islamismo na europa
O jansenista
O jumento
O observador
O país do burro
O país relativo
O pasquim da reacção
O pequeno mundo
O pravda ilhéu
O principe
O privilégio dos caminhos
O profano
O reaccionário
O saudosista
O severo
O sexo dos anjos
O sinaleiro da areaosa
O tempo das cerejas
O universo é uma casca de noz
Os convencidos da vida
Os veencidos da vida
Obrigado sá pinto
Oceano das palavras
Oeiras Local
Office lounging
Outubro

Palavra aberta
Palavrussaurus rex
Pangeia
Papa myzena
Paris
patriotas.info
Pau para toda a obra
Pensamentos
Pedro_nunes_no_mundo
Pedro rolo duarte
Pedro santana lopes
Pena e espada
Perguntar não ofende
Planetas politik
Planí­cie heróica
Playbekx
Pleitos, apostilhas e comentários
Politeia
Política pura e dura
Polí­tica xix
Polí­tica de choque
Politicazinha
Politikae
Polvorosa
Porcausasemodivelas
Porto das pipas
Portugal contemporâneo
Portugal dos pequeninos
Por tu graal
Povo de bahá
Praça da república em beja
Publicista

Quarta república
Quem dera que assim fosse

Registo civil
Relações internacionais
Retalhos de edith
Retórica
Retorno
Reverentia
Ricardo.pt
Rio sem regresso
Risco contínuo
Road book
Rua da judiaria

Salvaterra é fixe
Sem filtro
Sempre a produzir
Sentidos da vida
Serra mãe
Sete vidas como os gatos
Sobre o tempo que passa
Sociedade aberta
Sociologando
Sorumbático
Sou contra a corrente
Super flumina

Táxi
Tempo político
Teorias da cidade
Terras do carmo
Tese & antítese
Tesourinhos deprimentes
Tirem-me daqui
Tralapraki
Transcendente
Tribuna
31 da armada
Tristeza sob investigação
Triunfo da razão
Trova do vento que passa
Tubarão

Último reduto
Um por todos todos por um

Vale a pena lutar
Vasco campilho
Velocidade de cruzeiro
Viagens no meu sofá
Vida das coisas
25 centímetros de neve
Vento sueste
Voz do deserto

Welcome to elsinore

Xatoo

Zarp blog

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub